Publicações
GUIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA

Por ocasião do seu X Aniversário em 2003, a Fundação decidiu editar o livro “Guia dos Direitos da Criança”, coordenado por Nuno Oliveira Antunes e com prefácio de Rui Epifâneo.

O Guia constitui uma colectânea de alguns dos principais instrumentos jurídicos de protecção e defesa da criança, dividindo-se em quatro partes com outros tantos temas.

A primeira parte do Guia, intitulada “Protecção de Crianças em Perigo” é integrada pela Lei 147/99 de 1 de Setembro conhecida como Lei de protecção de crianças e jovens em perigo.

O legislador enuncia no preâmbulo deste diploma, a exposição dos motivos da publicação da lei, um breve enquadramento histórico da evolução legislativa ou seja as leis que precederam esta nova lei de protecção, a evolução das mentalidades e a consciencialização da sua necessidade e urgência.

Cita também a convenção da ONU de 1989 sobre os Direitos da Criança como pilar de toda a legislação subsequente a nível nacional e internacional.

Explica como se configuram os novos modelos de justiça de menores, diagnosticaram-se as insuficiências do actual sistema e apresentaram-se as novas propostas de acção para esta reforma.

Refere as cinco vertentes deste novo sistema de protecção, que passam por enquadramento institucional, estudos de dinamização, coordenação das respostas sociais e auditorias.

Explana como se desdobra a comissão de protecção a nível nacional em inúmeras comissões a nível municipal, mais unidades de emergência e centros de acolhimento temporário no sentido de aproximação máxima ás crianças e jovens carentes desta protecção e, claro, para dotá-la (Comissão Nacional) de eficácia e celeridade em relação a casos concretos.

A Lei de Protecção reformula alguns conceitos jurídicos, por exemplo, em substituição da denominação “comissão de protecção de menores” passa usar-se a expressão “comissão de protecção de crianças e jovens em perigo”, tal como a noção «crianças em risco» dá lugar à expressão, «crianças e jovens em perigo».

Por fim a Lei tipifica as medidas aplicáveis pelas Comissões de Protecção e pelos tribunais, e pormenoriza os conteúdos das medidas regulam-se com rigor a sua duração, revisão e cessação.

Cria um procedimento para situações de urgência quando exista perigo actual ou eminente para a vida ou integridade física da criança ou do jovem, de modo a garantir-se a atempada intervenção.

Esta é actual postura actual do legislador no que concerne à protecção de crianças e jovens em perigo.

Uma vez que o presente Guia pretende possuir uma vertente profundamente prática, ou seja de consulta, inseriu-se a informação tanto quanto possível exaustiva das várias comissões de protecção a nível municipal: art.º 9º da Lei 147/99; das unidades de emergência: art.º 91º da mesma Lei e dos centros de acolhimento temporário: art.º 49º.

Na segunda parte deste Guia, designada “Convenções Internacionais” decidiu-se inserir a “Convenção das Nações Unidas de 1989 sobre os Direitos da Criança” que constitui seguramente o mais importante documento que existe em termos de legislação internacional relativa aos direitos da criança, sendo que é também um pilar em que os Estados se baseiam na sua elaboração normativa interna, sobre este assunto, o que justifica assim e realça a sua importância.

Adicionalmente o Guia insere referências a outras normas de protecção internacionais e supra nacionais.

A terceira parte do Guia tratará o tema da Pedofilia, sob o título “Combate á Exploração Sexual de Menores”.

Verdadeira “caixa de Pandora”, recentemente aberta, suscita agora um especial interesse da opinião pública e redobrados cuidados dos profissionais do sector da educação e das escolas em geral.

O Guia insere o enquadramento legal deste tema nos termos do nosso actual Código Penal: penas, prazos de prescrição, número de casos registados.

O livro deixa ainda o registo das instituições públicas e privadas onde qualquer cidadão se pode dirigir para a denúncia deste tipo de situações, suas moradas, e respectivas formas de contacto. Foca-se o ainda infelizmente presente tema do trabalho infantil em Portugal.

Finalmente a quarta parte deste livro trata o problema do trabalho infantil, sob o lema “Erradicação do Trabalho Infantil”.

Sendo com certeza um assunto já analisado por diversos especialistas e interessados há já bastante tempo, a verdade é que o interesse da sua inclusão neste livro resulta do facto de apesar de tudo isto, o problema subsistir, pois o fenómeno continua a verificar-se, embora possa ter diminuído.

Num pais que se pretende moderno integrado na União Europeia e respeitador dos direitos humanos, é crucial diagnosticar este flagelo e criar plataformas que favoreçam os mais jovens a encontrar a escola, porque a educação é sem dúvida a melhor arma para o seu futuro e o futuro do país.

Não é intuito deste livro desenvolver demasiado este tema, mas apenas focar o problema no sentido de sintetizar as suas causas como sejam a pobreza, a situação periférica do país, a baixa escolaridade, entre outras causas.

O livro refere as políticas de combate, especifica os contextos em que o problema mais subsiste, ou seja, regiões, sectores, idades, contexto familiar e inclui o seu enquadramento legal:

Neste âmbito vigoram importantes normas, tais como, a Lei 48/86 14 de Outubro sobre a escolaridade obrigatória, a Lei 42/91 de 27 Julho sobre a protecção e salvaguarda de direitos dos menores no trabalho.

O Decreto-lei 396/91 de 16 de Setembro que especifica a idade mínima de admissão, modalidades de pagamento, espécie de trabalhos, compatibilização com a escola.

Vigoram também importantes normas comunitárias, tais como a directiva 94/33 de 22 de Junho.

Sendo estes tão só alguns exemplos, há uma utilidade patente em juntar estas normas, enquadrando-as numa alusão ao problema.

O Guia é uma edição de cariz eminentemente prático e de divulgação, sendo destinado a todos aqueles que pretendam estar munidos dum documento base de informação sobre os Direitos da Criança.

* A Fundação ainda possuiu alguns exemplares do Guia, os quais podem ser solicitados por e-mail, ao preço de 10 Euros cada exemplar, revertendo os resultados da sua venda para a instituição Casa da Criança Maria Clara, comunidade das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição do Maputo, Moçambique.

Copyright © 2007-2024 Grupo Megaglobal. Todos os direitos reservados.
We serve private clients as well as public institutions and associations, professional climb building establishments. Cooperated with the best sports replica Rolex watch merchants.