João de Deus Ramos
BIOGRAFIA DE JOÃO DE DEUS RAMOS

João de Deus Ramos, nasceu em 26 de Abril de 1878 em Lisboa. Era um dos filhos de João de Deus e Guilhermina Battaglia Ramos.

Em 1902 completou os seus estudos, licenciando-se em Direito.

Casou com Cármen Syder de Deus Ramos em 1911 e teve quatro filhos, uma das quais Maria Guilhermina de Deus Ramos haveria de casar com Joaquim Soares Lopes e vir a dar o nome á Fundação, que homenagearia o seu pai, por vontade do seu marido.

João de Deus Ramos em 1912 foi eleito Governador Civil da cidade da Guarda. Em 1913 foi eleito deputado pelo Circulo de Lamego e Governador Civil da cidade de Coimbra.

Em 1914 inaugurou os primeiros Jardim Escola João de Deus em Coimbra e na Figueira da Foz.

Em 1920 foi Ministro da Instrução Pública e em 1925 integrou o Governo como Ministro do Trabalho. Nestas funções regulamentou o exercício das Farmácias e das Casas de Penhores nomeadamente.

Entre 1927 e 1948, inaugurou vários Jardim Escola em muitas cidades e povoações de Portugal.

Faleceu em 1953, quando trabalhava no Museu João de Deus.

Dele foi dito que defendeu com amor e com ternura um ideal de pureza e de solidariedade nos Jardim Escola João de Deus, onde as crianças, a brincar, aprendem a ler.