Prémios e Apoios   |   1996
PRÉMIO LEMBRANÇA JOÃO DE DEUS RAMOS 1996

Em 1996, a Fundação decidiu que o Prémio Lembrança João de Deus Ramos fosse destinado a incentivar a publicação de livros sobre pedagogia e literatura infantil.

O Prémio, no valor de 5.000 Euros, foi atribuído ao escritor e investigador Américo da Lindeza Diogo, com a obra “Literatura Infantil, História, Teoria, Interpretação“.

Foram distinguidos com os segundo e terceiro Prémios respectivamente, as obras literárias “A obra de Aquilino Ribeiro para Crianças“ da autoria de Rui Marques Veloso e “Pedagogia dos Intercâmbios Escolares“ da autoria de Milice Ribeiro dos Santos e Angelina Carvalho.

Foram membros do Júri que atribuiu o Prémio, o Dr. José Manuel de Oliveira Antunes, Curador da Fundação e em representação desta; Dra. Ana Roque em representação do Ministério da Educação; Dra. Ana Maria Pessoa em representação do Instituto Português do Livro e da Leitura; Eng.º Fernando Miguel Bernardes da Associação Portuguesa de Escritores e a Prof.ª Maria Isabel Rocheta da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A sessão pública da entrega dos Prémios teve lugar em Lisboa em Março de 1997, tendo sido presidida pela Secretária de Estado da Educação e Inovação, Dra. Ana Benavente.