Prémios e Apoios   |   2002
PRÉMIO LEMBRANÇA JOÃO DE DEUS RAMOS 2002

Em 2002, a Fundação abriu um novo processo de candidatura aos Prémios que regularmente atribui, neste ano com a preocupação essencial centrada no papel que a escola e o meio escolar envolvente podem desempenhar no combate á exclusão social de crianças e jovens e na promoção da melhoria das suas condições de vida e bem estar.

Nestes termos, foram convidados a apresentarem-se a concurso, projectos desenvolvidos em jardins-de-infância, escolas de ensino básico, instituições de solidariedade social ou centros de apoio á criança.

Estes projectos deveriam ter por base a formulação de um programa de trabalho devidamente explicitado e apresentarem soluções criativas e inovadoras, quer do ponto de vista das actividades, quer do ponto de vista da sua adequação ás necessidades identificadas.

O valor pecuniário deste Prémio foi fixado em 4.000 Euros.
Por deliberação do júri designado pela Fundação, foi decidido atribuir o Prémio Lembrança João de Deus Ramos 2002 ex aequo aos projectos “Literatura e Literacia - Vertente Ler a Par” da Escola 1º CEB nº 8 de Lisboa e “Modelar a Escola” da Escola EB 2.3 Rui Galvão de Carvalho de Rabo de Peixe, Ribeira Grande, Ilha de S. Miguel, Região Autónoma dos Açores.

A cerimónia de entrega teve lugar no Centro Cultural de Belém, em Novembro de 2003, em simultâneo com a sessão comemorativa do X aniversário da Fundação GDR.